Cemitério Araçá

Informações importantes:

Endereço: Av: Dr. Arnaldo, nº 666
Telefone da floricultura: (11) 2528-6495 para ver modelos de Coroas de Flores disponíveis clique aqui
Telefone do velório: (11) 3258-3190
Em caso de falecimento entre em contato com o SERVIÇO FUNERÁRIO: 0800-777-7676

O Cemitério do Araçá foi construído em 1887 e é o terceiro mais antigo da cidade, atrás apenas dos cemitérios da Consolação e o da Quarta Parada. Destinado à burguesia emergente de imigrantes, foi construído por motivos de higiene, à medida que o antigo hábito do sepultamento nas igrejas era deixado para trás, e também por causa da falta de espaço do cemitério da Consolação.

Com uma área de mais de 220 mil m², o Cemitério do Araçá está localizando na Avenida Doutor Arnaldo, próximo ao estádio do Pacaembu em frente ao Hospital de Isolamento, entre os bairros do Pacaembu e Pinheiros na cidade de São Paulo – SP. O cemitério possui cerca de 8 salas de velório em 2 andares, além de oferecer a comercialização de caixões.
Há uma grande quantidade de sobrenomes italianos, armênios ou libaneses e japoneses.

O Cemitério do Araçá abriga o mausoléu da Polícia Militar do Estado de São Paulo, aonde são enterrados apenas policiais mortos em ação. Abriga também os túmulos de grandes personalidades como o jornalista e empresário Assis Chateaubriand, o jogador de futebol Félix Miélli Venerando (goleiro da Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo de 1970), o piloto de Fórmula 1 José Carlos Pace (Moco), os poetas Haroldo de Campos e José Mauro de Vasconcelos, o pianista Pedro “Pedrinho” Mattar, o guitarrista Wander Taffo, além dos atores Laerte Mattar, Nair Bello e Cacilda Becker.

A arte tumular do Cemitério do Araçá o faz um dos cemitérios mais visitados de toda a grande São Paulo. Fortemente influenciadas pelo cristianismo, algumas obras espalhadas pelo cemitério foram realizadas por artistas de grande renome internacional na época, financiados pelas tradicionais famílias da antiga elite cafeeira.

A maioria dos túmulos são grandes construções com vistosas lápides, ornados por importantes obras de arte bastante detalhadas, como as esculturas de Rafael Galvez, de Enrico Bianchi e a réplica da “Musa Impassível”, escultura de Victor Brecheret. A escultura original foi feita em Paris para a lápide da poetisa brasileira Francisca Júlia, foi restaurada e agora está em exposição na Pinacoteca.

A Capela do Araçá apresenta traços do estilo neogótico a exemplo da Catedral da Sé, com colunas e torres altas. Várias esculturas de mármore, cobre e bronze enfeitam as lápides e representam variados sentimentos perante a morte e a perda de um ente querido, como desolação, angústia, desespero, vitória, elevação e leveza.

A todo momento visitantes emocionados levam flores e até mesmo bebidas para os sepultados, prestando suas homenagens em um dos lugares mais calmos e tranquilos de São Paulo. As bancas de flores abrem sete dias por semana, e estão localizadas principalmente na calçada da Avenida Doutor Arnaldo.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cemit%C3%A9rio_do_Ara%C3%A7%C3%A1
http://www.cemiteriosp.com.br/cemiterios/sao-paulo/cemiterio-araca/
http://vejasp.abril.com.br/estabelecimento/cemiterio-do-araca
http://artetumular-araca.blogspot.com.br/
http://www.yelp.com.br/biz/cemit%C3%A9rio-do-ara%C3%A7%C3%A1-s%C3%A3o-paulo
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/01/1393946-vandalos-depredam-ao-menos-21-tumulos-no-cemiterio-do-araca-em-sp.shtml
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/2013-11-04/cemiterio-do-araca-tem-ossario-e-estatuas-depredadas.html
http://www.vivapacaembu.com.br/detNot.asp?id=63&moda=018&contexto=03&area=&evento=
http://karinsalomao.wordpress.com/2013/10/07/cemiterio-do-araca/
http://www.girafamania.com.br/primitiva/cemiterios.htm

Confira abaixo o mapa com a localização do Cemitério do Araçá:

 

Fotos