Cemitério da Consolação

Informações importantes:

Endereço: Rua da Consolação, 1.660
Telefone da floricultura: (11) 2528-6495 para ver modelos de Coroas de Flores disponíveis clique aqui
Telefone do velório: (11) 3256-5919
Em caso de falecimento entre em contato com o SERVIÇO FUNERÁRIO: 0800-109850

O Cemitério da Consolação denominado primeiramente Cemitério Municipal, foi edificado na segunda metade do século XIX. A edificação de um cemitério público municipal ocorreu por iniciativa da Câmara Municipal devido às exigências de médicos sanitaristas, como Libero Badaró (1798-1830), que desejavam acabar com as práticas insalubres de sepultamento nas igrejas. Tais práticas, há muito tempo, eram contestadas por sanitaristas e médicos que a partir da década de 1820, influenciados pelas idéias positivistas e pelo Iluminismo iniciaram um debate acalorado, defendendo o fim dos sepultamentos nas igrejas, por considerarem tal prática nociva à saúde pública e ainda por cima arcaica, mirando-se no exemplo do que já acontecia em vários países da Europa que já haviam praticamente abolido este hábito, dando origem aos cemitérios públicos e laicos.

Dessa forma, em agosto de 1858, a cidade de São Paulo inaugurou seu primeiro Cemitério Municipal, localizado em área periférica, distante portanto, do centro urbano. Isso numa época em que São Paulo era uma cidade muito diferente daquela que conhecemos.

A localização distante da área urbana era condição essencial para a garantia de salubridade da área urbana então restrita àregião que nos dias de hoje corresponde ao centro velho – ruas Quinze de Novembro, Direita e São Bento.

Atualmente o Cemitério da Consolação encontra-se em pleno centro da cidade, cercado por vários prédios e arranha-céus. Não que o cemitério tenha mudado de lugar, foi a cidade que mudou, e muito.

Confira abaixo o mapa com a localização do Cemitério do Consolação:

Fotos