Cemitério São Pedro e Crematório Vila Alpina

Informações importantes:

Endereço: Av: Francisco Falconi, nº 837
Telefone da floricultura: (11) 2528-6495 para ver modelos de Coroas de Flores disponíveis clique aqui
Telefone do velório: (11) 2341-9774
Serviço funerário e CREMAÇÃO: 0800-777-7676

O Cemitério São Pedro e o Crematório da Vila Alpina localizam-se no mesmo terreno, no bairro da Vila Alpina, próximo à avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo.

O Crematório da Vila Alpina é o único crematório do município de São Paulo. Foi inaugurado em 1974 e foi o primeiro do Brasil e da América Latina; ainda é hoje um dos maiores crematórios do mundo, com 134 mil m² de área verde e 4700 m² de área construída. É também conhecido como Crematório Doutor Jayme Augusto Lopes, o nome do responsável pela construção do crematório, na função de administrador do Serviço Funerário do Município de São Paulo.

Altamente solicitado pela população, atende mais de 25 cremações por dia, utilizando seus dois fornos, cada um com 3m de largura e cerca de 2,5m de comprimento e altura. Cada forno possui 2 câmaras de cremação, que podem funcionar simultaneamente. O crematório possui 3 câmaras frias para armazenar e conservar corpos antes da cremação, com capacidade para 64 corpos.

Anexa ao crematório está uma sala para cerimônias ecumênicas, que é liberada cerca de 10 a 15 minutos para visitantes se despedirem dos seus entes queridos antes da cremação. É possível escolher músicas para a cerimônia, antecipadamente, junto à administração do crematório.

Apesar de serem proibidas atividades de lazer no local, os jardins do crematório viraram atração para donos de cachorro, que levam seus animais até lá para brincar. Esse fenômeno de apropriação do cemitério pela população para atividades de lazer acontece em vários cemitérios do mundo, que viraram ponto de turismo e passeio. Apesar de haver placas de proibição de atividades de lazer, os jardins do crematório são uma das poucas áreas verdes que restaram em São Paulo, tanto que até a prefeitura resolveu criar um parque anexo ao cemitério, chamado de parque Profª Lydia Natalizio Diogo.

O Cemitério São Pedro, também conhecido como Cemitério da Vila Alpina, pertence à prefeitura da cidade de São Paulo e foi inaugurado em 1971. Possui uma área de cerca de 220 mil m², aonde ocorrem todos os dias cerca de 20 enterros e 20 exumações.

O Cemitério São Pedro é conhecido por abrigar as chamadas Trezes Almas, que são os 13 corpos não identificados de vítimas do incêndio que ocorreu no Edifício Joelma na década de 70. O incêndio, famoso nos noticiários do mundo inteiro, foi causado por um curto-circuito e se transformou em uma das maiores tragédias do Brasil, matando centenas de pessoas.

Referências:
http://www.cemiteriosp.com.br/cemiterios/sao-paulo/cemiterio-sao-pedro-vila-alpina/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cemit%C3%A9rio_da_Vila_Alpina
http://wikimapia.org/13852380/pt/Cemit%C3%A9rio-S%C3%A3o-Pedro-Vila-Alpina
href=”http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/servico_funerario/noticias/index.php?p=3913″ target=”_blank”>http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/servico_funerario/noticias/index.php?p=3913
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cremat%C3%B3rio_da_Vila_Alpina
http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2014/02/1408624-cemiterio-da-vila-alpina-se-transforma-em-cachorrodromo-no-fim-de-semana.shtml
http://wikimapia.org/51557/pt/Cremat%C3%B3rio-da-Vila-Alpina-Jayme-Augusto-Lopes
http://www.girafamania.com.br/primitiva/cemiterios.htm

Confira abaixo o mapa para saber como chegar ao Cemitério São Pedro e crematório Vila Alpina:

Fotos